O Estado do Rio de Janeiro vem apresentando uma queda contínua do número de doadores, o que é contraditório, diante da constante demanda por hemocomponentes vivenciadas no Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE) e em outras instituições de saúde. Desta forma, é mandatório que se implemente ações de conscientização sobre a importância das doações voluntárias de sangue e medula óssea, resultando em atos de solidariedade e cidadania. Este papel é desempenhado de forma contínua pelo Serviço de Hemoterapia Herbert de Souza (SHHS)/HUPE, materializando-se agora neste evento.

O HUPE agrega entre os seus pares o Projeto Homem Movimento que promove ações de promoção a saúde, tornando-se fundamental na união de forças que vislumbrem a construção coletiva de incentivos e informações sobre hábitos saudáveis para o cotidiano em que se vive. Neste contexto específico, consideramos os cuidados com o corpo, mente e a motivação para ações cidadãs.

A realização da “Corrida / Caminhada Betinho Pela Vida” surgiu desse entendimento que perpassa a doação de sangue e medula óssea, onde a promoção à saúde, atraindo público de todas as idades e gêneros, além do estímulo à prática esportiva, se apresenta como uma das formas de alerta e troca de informações sobre o tema.

Declaração de autoria

“Só a participação cidadã é capaz de mudar o país.” - Herbert de Souza (Betinho)