DOE MEDULA!

Doe esperança para salvar vidas!
Cadastre-se como doador voluntário.
Alguém só tem a ganhar. E você, nada a perder.

A medula óssea é um tecido líquido que fica no interior dos ossos, conhecida popularmente como “tutano”. Nela são produzidos os componentes do sangue: as hemácias (glóbulos vermelhos), os leucócitos (glóbulos brancos) e as plaquetas.
O Transplante de Medula Óssea consiste na substituição da medula doente por uma saudável. Com isso, o organismo do paciente transplantado passa a produzir novas células de medula óssea e de sangue.
O Transplante de Medula Óssea é a única esperança de cura para milhares de portadores de leucemia, outras doenças do sangue e do sistema imunológico, que já receberam outros tipos de tratamento sem resposta.
Tudo seria muito simples e fácil, se não fosse a necessidade de existir a compatibilidade entre as medulas do doador e do receptor. A chance de encontrar uma medula compatível na população em geral é, em média, de uma em cem mil (1 em 100.000 pessoas).
O paciente que precisa de transplante de medula óssea tem 25% de chances de encontrar um doador compatível entre irmãos do mesmo pai e da mesma mãe. Quando o paciente não encontra um doador na família, procura-se então um doador compatível que esteja inscrito no REDOME (Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea). Por isso, a importância de aumentarmos o número de doadores constantemente.
A chance de cura de muitas pessoas pode estar em suas mãos.

Procedimentos para ser um(a) doador(a) de medula óssea:
  • Ter entre 18 e 55 anos;
  • Trazer documento oficial com foto;
  • Preencher um formulário com dados pessoais;
  • Coletar uma amostra de sangue para teste (de 5 a 10ml – referente a um tubo pequeno de sangue).

Seu sangue será tipado por exame de histocompatibilidade (HLA), que é um teste de laboratório para identificar suas características genéticascapazes de influenciar no transplante. Seu tipo de HLA será incluído no cadastro do REDOME (Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea) e todas as informações ficarão sob sigilo. Quando aparecer um paciente que necessite do transplante de medula óssea, este cadastro será consultado e sua compatibilidade verificada. Se for compatível com algum paciente, você será chamado.

Após a sua autorização, serão realizados exames complementares e avaliação do seu quadro de saúde, para então realizar a doação.

Para o doador, a doação será apenas um incômodo passageiro. Para o paciente que precisa do transplante, será a diferença entre a vida e a morte. A doação de medula óssea é um gesto de solidariedade. AJUDE A SALVAR VIDAS!

Como é realizada a doação de Medula Óssea:

Existem duas formas de coleta:

  • Uma é realizada através de punção em ossos chatos, principalmente os da bacia, para a retirada da medula óssea do seu sítio. O procedimento é realizado em hospital, sob anestesia. E o doador é mantido em observação pela equipe de saúde responsável, podendo retornar às suas atividades habituais em uma semana após a doação.
  • Outra é através da utilização de punção periférica (como na doação de plaquetas, ou seja, pelas veias do braço), cujo procedimento requer a utilização de uma máquina (de aférese) para coletar as células. Como as células da medula normalmente não circulam no sangue, torna-se necessária a utilização de medicamentos (fator de crescimento) para estimular a saída das células do seu sítio para a corrente sanguínea.
  • A escolha do procedimento mais adequado será avaliado pelo médico responsável.
  • A medula óssea do doador se recompõe em aproximadamente 15 (quinze) dias, possibilitando desta forma que o doador possa futuramente realizar nova doação.

Para mais esclarecimentos, procure:

SERVIÇO DE HEMOTERAPIA HERBERT DE SOUZA

Boulevard 28 de Setembro, 109 – Vila Isabel

Telefones: (21) 2868-8711 e 2868-8134

De segunda a sexta-feira de 08h às 14h.